DEMISSÃO: PROCESSO DE RESCISÃO TRABALHISTA

Conheça os tipo diferente de demissão. O que podemos ganhar ou perder quando somos demitidos ou quando pedimos demissão e quais nossos direitos.


RESCISÃO
Imagem de Pixabay | Licença CC0 Public Domain



Pedido de Demissão: O colaborar poderá rescindir o contrato a qualquer momento conforme o art. 480 da CLT. Tendo a opção do cumprir o Aviso Prévio, caso não acarretará no desconto de um mês de salário na rescisão.

Pedido de Demissão ou Dispensa na Experiência: O contrato de experiência pode ser rompido por quaisquer parte (empregado/empregador) até o 90º dia. Aplicando neste caso o art. 479 da CLT o desconto ou pagamento de 50% dos dias restantes ao término para ambas partes.

Término de Contrato de Experiência: O empregador/empregado poderá rescindir o contrato dentro do prazo de experiência seja no 45º ou 90º dias (cada empregador possui um período de experiência distinto, além disso a experiência nesse caso é contada em dias corridos), sem pagamento de multa por quebra de contrato.

Dispensa sem Justa Causa: O empregador poderá a qualquer momento rescindir o contrato de trabalho, indenizando o empregado com um mês de remuneração "aviso prévio indenizado" de acordo com art. 487 e 488 da CLT.

Cumprindo Aviso Prévio: Desde que o empregado cumpra o aviso prévio não haverá desconto sobre a remuneração de rescisão, caso seja interrompido será descontados os dias faltantes. Havendo dispensa do empregado, o mesmo tem a opção de diminuição da jornada de trabalho em 2h ou liberação dos últimos 7 dias do aviso.

Dispensa com Justa Causa: Segundo art. 482 da CLT constitui um ato grave praticada pelo empregado.

Pagamento de Rescisão
  • Proventos - À Receber

Pedido de demissão, Pedido / Dispensa na Experiência e Dispensa sem Justa Causa: Saldo de salário dos dias trabalhados, férias proporcionais (caso haja), 1/3 de férias, 13º proporcional, horas extras, adicional noturno e premiações (caso haja)

Dispensa com Justa Causa: Saldo de salário dos dias trabalhados, férias vencidas (caso haja), 1/3 das férias vencidas, horas extras, adicional noturno e premiações (caso haja)

  • Descontos na Rescisão

Pedido de demissão, Pedido / Dispensa na Experiência, Dispensa sem Justa Causa, Dispensa com Justa Causa e Término de Experiência: INSS sobre 13º salário, INSS sobre o salário do mês, IRRG caso ultrapasse o teto, desconto de 6% do VT utilizado no mês, desconto VR ou VA utilizado no mês (%), desconto VT pago e não utilizado no mês vigente e seguinte, desconto de VR ou VA pago e não utilizado no mês vigente e seguinte.

Homologação
Se o empregado ter mais de um ano na empresa sua homologação é feita no sindicato, tendo um agente homologador que orientará sobre suas verbas rescisórias e um representante da empresa. Caso o empregado seja dispensado com menos de um ano ou desligado por justa causa sua homologação é feita na empresa.







Achou interessante essa postagem? Comente você também, quero saber sua opinião! Aproveite, para compartilhar com seus amigos e acompanhar as novidades nas redes sociais.


Sobre o Autor:
Deise Silva Deise Silva, tecnóloga em Gestão de Recursos Humanos. Profissional de RH com foco em Recrutamento e Seleção. Aspirante de Psicóloga. Aprendiz em HTML. Leia mais sobre o autor, clique aqui.


RECEBA GRÁTIS AS ATUALIZAÇÕES EM SEU E-MAIL:

Nenhum comentário:

Deixe o seu comentário!

Olá, seja bem-vindo(a)!

Obrigada por ler o blog, por dispor de seu tempo, comentar a postagem e interagir para o desenvolvimento do mesmo.

Importante:
1. Todos os comentário são moderados, caso seja considerado inadequado e ofensivo não serão publicados.
2. Posso não ter o tempo hábil de responder/publicar o comentário no mesmo dia que foi enviado.

Agradeço por sua atenção e compreensão.

© Blog Temas de RH - 2015. Todos os direitos reservados. Criado por: Deise Silva. Tecnologia Blogger.