1 de agosto de 2013

PROCESSO SELETIVO: MODELO DE RETORNO PÓS ENTREVISTA (FEEDBACK)

Recentemente tenho notado a procuro de informações sobre candidato não selecionado no processo seletivo, isto é, notificar que não houve a aprovação. Com o passar do tempo aprendi que nem sempre o candidato estará de acordo com o perfil da vaga, mesmo que seu currículo seja exemplar.

Modelo Retorno de Entrevista
Imagem de Pixabay | Licença  CC0 Public Domain


Gostou? Acompanhe o Blog de RH no Facebook


3 MODELOS DE RETORNO PÓS ENTREVISTA - CANDIDATO NÃO APROVADO


É importante ressaltar isso no desenvolvimento do processo seletivo, porém de forma mais apropriada e condizente com a situação, ou seja, não existe candidato bom ou ruim e sim candidato que está de acordo com os requisitos da vaga.

Após o término do processo seletivo é interessante notificar o candidato que já houve a finalização. Trago abaixo modelos simples de feedback da entrevista, não há segredos, o importante é retornar ao contato.

Lembre-se que, o candidato disponibilizou de tempo para participar do processo seletivo e teve interesse pela vaga e cumpriu sua parte em participar da entrevista. Por isso, nada mais justo do que um retorno, vejamos abaixo:
Retorno Pós Entrevista
Imagem de Blog Temas de RH


Perceba que os modelos são semelhantes, só que existem algumas diferenças, por exemplo, o modelo 1 é personalizado no qual é inserido o nome do candidato, data da entrevista (opcional) e nome da vaga. Com essas informações o candidato ao ler a mensagem de imediato identificará a empresa em que fez a entrevista, além de quebrar o padrão automatizado adotado pelo modelo 2.

E o último modelo é para o candidato que participou de todas as fases do processo seletivo. Como mencionei anteriormente e menciono sempre não existe segredo para dar retorno ao candidato o importante é retornar desde que, tenha mencionado na entrevista que isso ocorrerá o que é dito, deve ser cumprido!



Atenção: Ao redigir a mensagem atente-se as palavras não utilize termos de sentido ofensivo e pejorativo.
Para enviar em forma de imagem solicite apoio a área de TI, ou se preferir, redija a mensagem/texto no próprio corpo do e-mail.



Não consegue baixar as imagens? Receba os modelos expostos e outros em seu e-mail, basta enviar um e-mail com assunto "quero receber o modelo de retorno pós entrevista" para contato@blogtemasderh.com.

28 comentários:

  1. Gostei muito da dica....Parabéns !

    ResponderExcluir
  2. Agradeço a dica! Foi de muita Ajuda!!!

    ResponderExcluir
  3. Estava procurando algo assim. Todos os modelos são muito bons, parabéns!

    ResponderExcluir
  4. Ao receber esse feedback, devo agradecer à oportunidade de ter participado do processo seletivo?
    E colocar-me à disposição para uma nova oportunidade?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Francisca, boa tarde!
      E perdoe-me por não ter respondido, infelizmente, não pude fazê-lo no tempo correto.
      Nessas mudanças de layout e tudo mais, quase não consegui recuperar os comentários.

      Sim, você pode responder agradecendo pela oportunidade e também colocar-se a disposição da empresa. Muitas empresas, arquivam os currículos em banco de dados por algum período e havendo uma vaga de acordo com perfil é possível que entre em contato com o candidato para novas oportunidades.

      Obrigada por sua atenção e perdoe-me pelo retorno tardio.

      Excluir
  5. Boa tarde!!!!

    Gostaria de sugerir este.

    Prezado Candidato,

    Agradecemos sua participação no processo seletivo, neste momento seu perfil não estava de acordo com a posição atual e por isso não foi selecionado.
    Seu currículo ficará disponível em nosso banco de dados para novas oportunidades. Você também poderá se candidatar ás nossas vagas.
    Mantenha sempre seu currículo Atualizado.

    Desejamos boa sorte na sua carreira profissional e em caso de dúvidas estamos à disposição.

    Atenciosamente,

    Departamento de RH

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite amiga ou amigo!
      Obrigada por participar e sugerir mais opções de modelo.

      Abraço.

      Excluir
  6. Deise, amei o blog!
    Parabéns!!
    Preciso que me oriente quanto a arquivamento de curriculuns entrevistados e não selecionados. Quanto tempo devo guardar? e os que deixaram curriculuns e não foram chamados para nenhuma seleção?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite!

      Seja bem-vindo ou bem-vinda ao blog e obrigada pelo elogio, é sem dúvidas muito gratificante.

      Bom, o tempo de arquivo dependerá do fluxo de processos e o tipo de vaga, pois há vagas que a rotatividade é alta, enquanto outras, os candidatos tendem a ter mais estabilidade.

      Para ter um bom controle é aconselhável também datar o recebimento de cada currículo, costumo arquivar por três meses mais ou menos os currículos, principalmente os que tem o perfil compatível com a vaga.

      Os currículos que não tem perfil, infelizmente, descarto. Além de, recebermos currículos de vagas que não tem na empresa (cliente) ou que são raras de abrir e difíceis de conseguir candidatos, esses sempre deixo como uma carta na manga. Na área de seleção nunca sabemos que tipo de vaga vamos trabalhar, não é?

      Volte sempre!!!

      Excluir
  7. Sobre banco de dados.. caso eu receba um e-mail assim , posso enviar meu currículum novamente para a mesma vaga ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite, Jana!

      Há casos que a empresa faz banco de dados por um período determinado.

      Outras permitem a participação dos candidatos após um período de 3 ou 6 meses, em outras palavras, depende da política da empresa.

      Além disso, se a empresa der a abertura você pode encaminhar novamente o currículo para um novo processo seletivo.

      Para isso, é preciso perguntar para o selecionador ou responsável por encaminhar o retorno de pós entrevista, se há possibilidade de participar de um novo processo e em quanto tempo para isso.

      Obrigada pelo contato e volte sempre!

      Excluir
  8. Bom dia Deise,

    Qual é a melhor maneira de informar os candidatos quando a vaga é congelada? Alguma sugestão?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite!

      Obrigada por acessar o blog.

      Bom, o ideal é ter franqueza na devolutiva, ainda mais, se a vaga congelada tem candidatos com perfis compatíveis e probabilidade de aprovação.

      Sugestão, em primeiro lugar não estipular prazos e explicar que a seletivas foram paralisadas (ou outra nomenclatura adequada) e no momento não há possibilidade de prosseguir as entrevistas/processos seletivos. E quando o processo estiver ativo, entrará em contado para certificar o interesse em continuar no processo.

      Geralmente, retorno para o candidato com algo similar ao mencionado acima, e evitar datas, caso não tenha certeza se a vaga estará ativa em pouco tempo, não prenda o candidato. Apenas informe que entrará em contato para saber se há o interesse em permanecer no processo.

      Tenha um ótimo dia!!

      Excluir
  9. uma duvida, em um processo seletivo quem recebe a resposta primeiro? os aprovados ou reprovados?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Markinhos!

      Seja bem-vindo ao blog.

      Bom, isso dependerá do responsável pelo processo seletivo e as fases (entrevistas) que o processo tem.

      Suponhamos que, o processo tenha duas fases, a primeira fase é entrevista de pré-seleção os candidatos não selecionados para próxima vaga podem ser notificados sobre a não continuidade do processo antes dos aprovados. Ou ser notificado quando o processo ser encerrado.

      Obrigada pelo contato.

      Excluir
  10. Bom dia!
    Gostaria de exemplo texto para agradecer uma devolutiva de que o processo ainda está andamento, pois recebi um email empresa informando.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite, Andrea!

      Desculpe-me a demora em responder.

      Em casos como este, sendo candidata, basta informar que, está agradecida pela atenção e permanecerá no aguardo referente a finalização (e/ou próxima etapa do processo). Seja sempre cordial ao responder a empresa.

      Abraço.

      Excluir
  11. Se tivesse emprego sobrando não precisaria passarem o recrutador e o candidato por essa situação. Está cada vez mais comum o não envio de qualquer resposta porque estamos com quase 20 milhões de desempregados. Nas agências de emprego considerando compatibilidade com perfil, número de candidatos, disponibilidade de vagas a proporção está 100 candidatos para 1 vaga. Indústrias e lojas abandonadas e sucateadas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, certamente!
      Mas, independente do alto número que enfrentamos hoje de candidatos por vaga, nada impede dos profissionais darem a devolutiva seja por e-mail ou no momento do processo. O que muitos candidatos enfrentam atualmente, é o fato do selecionador informar que dará o retorno e não dá, o candidato apesar do resultado fica com expectativa da aprovação.

      Obrigada por sua participação!!

      Abraços.

      Excluir
  12. Olá,deise
    Poderia me ajudar trabalho em uma empresa recebemos vários currículos gostaria de dar um retorno agradecer pelos currículos mas não sei como escrever teria uma Sugestão.
    Obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Leandro!!

      Obrigada por acessar o blog e seja sempre bem-vindo.

      Sim, tenho uma sugestão, convido-o acessar o conteúdo "E-MAIL DE RETORNO DE PROCESSO SELETIVO | DEVOLUTIVA PARA MAIS DE UM CANDIDATO".

      Este conteúdo é como se fosse uma mala direta (vários destinatários), no qual requer atenção para conseguir realizá-la, pois tem de usar o excel, word e outlook, mas depois que aprende fica super fácil fazer.

      Caso receba os currículo via e-mail ou físico, terá de planilhá-los. E seguir as orientações, se quiser encaminho o pdf desse passo-a-passo em seu e-mail.

      Acesse o conteúdo e tenho dúvidas, deixe o comentário ou me envie um e-mail.

      Abraço.

      Excluir
  13. Bom dia,Deise
    Recebemos currículos via email por favor, Poderia me enviar passo-a-passo
    Obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leandro,

      Ainda não sei como filtrar/exportar as contas de e-mails recebido no outlook ou em qualquer outro (minhas habilidades com essas ferramentas ainda são limitadas).

      Inicialmente, terá de fazer algo manual, o famoso "copiar e colar" a conta de e-mail numa planilha.

      Para receber o material do passo-a-passo envie-me um e-mail no contato@blogtemasderh.com e o encaminho.

      Sendo assim, analise-o e certifique que servirá em sua atividade.

      Excluir
  14. Bom noite, Deise enviei meu email fico no aguardo.
    Obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leandro, enviei o material no seu e-mail.
      Certifique-se o recebimento.

      Abraço.

      Excluir
  15. Olá, Deise Desculpe o incômodo
    Enviei um email para você se puder me ajudar agradeço.
    Obrigado!

    ResponderExcluir

© Blog Temas de RH - 2015. Todos os direitos reservados. Criado por: Deise Silva. Tecnologia Blogger.