quinta-feira, 1 de agosto de 2013

PROCESSO SELETIVO: MODELO DE RETORNO PÓS ENTREVISTA (FEEDBACK)

Recentemente tenho notado a procuro de informações sobre candidato não selecionado no processo seletivo, isto é, notificar que não houve a aprovação. Com o passar do tempo aprendi que nem sempre o candidato estará de acordo com o perfil da vaga, mesmo que seu currículo seja exemplar.

Modelo Retorno de Entrevista
Imagem de Pixabay | Licença CC0 Public Domain

É importante ressaltar isso no desenvolvimento do processo seletivo, porém de forma mais apropriada e condizente com a situação, ou seja, não existe candidato bom ou ruim e sim candidato que está de acordo com os requisitos da vaga.

Após o término do processo seletivo é interessante notificar o candidato que já houve a finalização. Trago abaixo modelos simples de feedback da entrevista, não há segredos, o importante é retornar ao contato, lembre-se que o candidato disponibilizou de tempo para participar do processo seletivo e teve interesse pela vaga e cumpriu sua parte em participar da entrevista. Por isso, nada mais justo do que um retorno, vejamos abaixo:











Perceba que os modelos são semelhantes, só que existem algumas diferenças, por exemplo, o modelo 1 é personalizado no qual é inserido o nome do candidato, data da entrevista (opcional) e nome da vaga. Com essas informações o candidato ao ler a mensagem de imediato identificará a empresa em que fez a entrevista, além de quebrar o padrão automatizado adotado pelo modelo 2.

E o último modelo é para o candidato que participou de todas as fases do processo seletivo. Como mencionei anteriormente e menciono sempre não existe segredo para dar retorno ao candidato o importante é retornar desde que, tenha mencionado na entrevista que isso ocorrerá o que é dito, deve ser cumprido!

Atenção: Ao redigir a mensagem atente-se as palavras não utilize termos de sentido ofensivo e pejorativo.
Para enviar em forma de imagem solicite apoio a área de TI, ou se preferir, redija a mensagem/texto no próprio corpo do e-mail.


Postagem atualizada em 03/03/15, para as próximas postagens vou abordar quando o candidato questiona, por qual motivo não foi selecionado. Os modelos apresentados são simples, para que o mesmo saiba que fora finalizado. Aguarde as novas postagens!


7 comentários:

  1. Gostei muito da dica....Parabéns !

    ResponderExcluir
  2. Agradeço a dica! Foi de muita Ajuda!!!

    ResponderExcluir
  3. Estava procurando algo assim. Todos os modelos são muito bons, parabéns!

    ResponderExcluir
  4. Ao receber esse feedback, devo agradecer à oportunidade de ter participado do processo seletivo?
    E colocar-me à disposição para uma nova oportunidade?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Francisca, boa tarde!
      E perdoe-me por não ter respondido, infelizmente, não pude fazê-lo no tempo correto.
      Nessas mudanças de layout e tudo mais, quase não consegui recuperar os comentários.

      Sim, você pode responder agradecendo pela oportunidade e também colocar-se a disposição da empresa. Muitas empresas, arquivam os currículos em banco de dados por algum período e havendo uma vaga de acordo com perfil é possível que entre em contato com o candidato para novas oportunidades.

      Obrigada por sua atenção e perdoe-me pelo retorno tardio.

      Excluir

Olá, seja bem-vindo(a)!

Obrigada por ler o blog, por dispor de seu tempo, comentar a postagem e interagir para o desenvolvimento do mesmo.

Importante:
1. Todos os comentário são moderados, caso seja considerado inadequado e ofensivo não serão publicados.
2. Posso não ter o tempo hábil de responder/publicar o comentário no mesmo dia que foi enviado.

Agradeço por sua atenção e compreensão.

© Temas de RH - 2015
Criado por: Deise Silva
Modelo Simple. Tecnologia do Blogger.